PESQUISE AQUI TUDO QUE EXISTE NESSE BLOG

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

OLIMPÍADAS 2012



Seleção de textos
Categoria: Crônica
Número: 264.336
Título: SIMPLES, MAS FELIZ – 1º Lugar da Escola Municipal José Inácio de Carvalho


Recordo com saudades de quando íamos ao sítio a pé, eu e minha avó, não precisávamos de muita coisa para nos divertir, pois até os estalos dos galhos secos debaixo dos pés tornava-se divertido, o cantar dos pássaros, as folhas das árvores molhadas pela garoa da noite, o cantar dos grilos.
Eu não queria perder nenhum momento e com uma câmera registrava tudo. Até mesmo as mais simples paisagens, como os nossos passos na areia, as pequenas flores do mato, as árvores secas.
mas o que eu mais gostava era de quando chegávamos à casa de uma simples família que morava em uma antiga casinha que existia na terra de minha avó. Eles nos recebia com um simples e sincero sorriso no rosto, nos oferecia água, frutas, etc. Eles não tinham riquezas, nem luxo, mas estavam sempre felizes, com suas roupas velhas e suas peles queimadas do sol, seus móveis simples e sua casinha antiga.
isto serve de exemplo porque muitos tem de tudo, mas está sempre a reclamar, enquanto pessoas com tão pouco estão sempre felizes pelo simples fato de ter o que comer e onde morar.
Autor(a): Ana Karina Fernandes Vieira
9º Ano 1 – Vespertino
Professora: Vânia Maria de Queiroz
Seleção de textos
Categoria: Memórias literárias
Número: 277.745
Título: O LUGAR ONDE VIVO  - 1º Lugar da Escola Municipal José Inácio de Carvalho


Eu ainda me lembro daquele lugar onde eu era feliz, me lembro que havia cachoeiras que não se acabavam mais, como as chuvas, mas lembro também que participava de grupos de jovens, era uma das únicas diversões que tinha naquela época.
Mas era uma coisa que não empatava eu e minha família de ser feliz. Eu não ajudava muito em casa, porque isso era obrigação dos filhos mais velhos, eu gostava de correr e ir brincar no matagal.
Minha humilde casa ainda não tinha energia. O sítio que eu morava tinha o nome de Pé do serrote, porque era de baixo de uma serrota muito grande.
Havia lá poucos habitantes e à noite eu e toda minha família fazíamos aquilo que era conhecido como boca de noite, nós não tínhamos coisas modernas, tínhamos apenas potes com água para beber, só que era quente, tínhamos fogão a lenha, moinho e pilão, essas eram as nossas condições, mas nunca nos envergonhamos, porque aquelas eram as condições de todo mundo.
Um de nossos passatempos preferidos era ir para escola e na volta ficar escondido e disfarçando que não estávamos ali, quando íamos passando de frente as árvores para roubar pinhas e maçãs.
A data do mês em que eu e meus irmãos mais esperávamos era o dia do pagamento do aposento da minha avó, que se deslocava para cidade de Patu, e quando voltava sempre trazia coisas que para nós eram verdadeiras inovações, com: Coco catolé etc. E toda família se juntava para fazer festa.
Chegou o dia em que minha família teve que se mudar para outro sítio chamado Garrota Morta e me surpreendi com uma coisa, já havia energia elétrica.
Nesse sítio vivo até hoje, mas sei que nunca vou esquecer dos ótimos felizes momentos que passei no meu antigo lar, nem que a tecnologia alcance seu nível mais auto e que a cada dia haja novidades sempre me lembrarei do meu lar, onde me aconcheguei por vários anos, e se Deus quiser serei feliz para sempre só de me lembrar.

( Baseado na entrevista com a senhora Ivanira da Paz Lima, 37 anos)
Autor(a): Jeyquisson Thauan da Fonseca Lima
7º Ano 1 – Noturno
Professora: Ângela Maria da Silva
Seleção de textos
Categoria: Poema
Número: 260.620
Título: O LUGAR ONDE VIVO  - 1º Lugar da Escola Municipal José Inácio de Carvalho

O LUGAR ONDE VIVO
É CHEIO DE ESPERANÇA
CONFIANDO EM DEUS
CAMPO CHEIO DE BONANÇA
HOJE TUDO FAZ LEMBRAR
O MEU TEMPO DE CRIANÇA

MEU LUGAR TEM ESPERANÇA
MINHA TERRA É BONITA
QUANDO VOCÊ VAI CHEGANDO
NA PLACA ESTÁ ESCRITO
PARECE UM ARCO-IRIS
COM LINDO LAÇO DE FITA

MINHA TERRA É BONITA
VOCÊ PODE ACREDITAR
UMA CIDADE PEQUENA
MAS AMO O MEU LUGAR
TEM ESPORTE, TEM LAZER
PISCINA PRA SE BANHAR

VOCÊ PODE ACOMPANHAR
SE NÃO SOUBER EU ENSINO
QUANDO CHEGA ÀS SEIS HORAS
OUÇO O BADALAR DO SINO
TEM MIRANTE SÃO JOSÉ
TEM PRESÉPIO NATALINO

AGRADEÇO AO DIVINO
QUE É PAI E SALVADOR
AGRADEÇO O SABER
AGRADEÇO AO PROFESSOR
E HOJE GRAÇAS A DEUS
AGRADEÇO ONDE ESTOU

QUEM TEM SENTIMENTO VER
0 VALOR QUE ANTÔNIO MARTINS TEM
VENDO A POPULAÇÃO CRESCER
POR ISSO EU QUERO DIZER
QUE NÃO SOMOS RADICAIS
MAS QUEREMOS MUITO MAIS
PARA QUEM NASCE EM ANTÔNIO MARTINS
QUE ESSA CIDADE MERECIA                                                                                  SER DESTAQUE NOS JORNAIS

ESSA CIDADE É DIFERENTE
ESTÁ GRAVADA NA MENTE
PERTENCE AO ONIPOTENTE
E AOS ANJOS CELESTIAIS
DE QUEM AMA E APRECIA
ANTÔNIO MARTINS MERECIA
SER DESTAQUE NOS JORNAIS

NÃO ESTOU DESRESPEITANDO
AS CIDADES BRASILEIRAS
MAS ANTONIO MARTINS É PIONEIRA
POR ISSO ESTOU INFORMANDO
TEM MUITA GENTE FALANDO
QUE TODOS SOMOS IGUAIS
ESSA CIDADE MERECIA
SER DESTAQUE NOS JORNAIS

UM DIA A CIDADE DE ANTÔNIO MARTINS
VAI TER SEU NOME EM DESTAQUE
COMO SE ELA FOSSE UM CRAQUE
QUE ATINGIU A SUA META
A MÍDIA TODA COMPLETA
COM SEUS PROGRAMAS FORMAIS
E EM LETRAS GARRAFAIS
O SEU NOME ESCREVERIA
ANTÔNIO MARTINS MERECIA
SER DESTAQUE NOS JORNAIS

A MÍDIA NÃO QUER SABER
DA CIDADE DE ANTÔNIO MARTINS
MAS OUTRA CIDADE EU NÃO VEJO
QUE POSSA ME CONVENCER
PODE ATÉ APARECER
MAS PRA MIM SÃO DESIGUAIS
ANTÔNIO MARTINS MERECIA
SER DESTAQUE NOS JORNAIS
Autor(a): Carmelita Dantas
III Nível 2 -  EJA – Noturno
Professor: João Batista de Oliveira
POEMA - 2º Lugar da Escola Municipal José Inácio de Carvalho
O lugar onde vivo
É o lugar de se morar
Onde todos vivem em paz
Sem a ninguém perturbar
Moro na zona rural
Com meu pai e minha mãe
Que são muito legais
Vivemos em harmonia
Sem a ninguém fazer o mal
O lugar onde vivo
É pouca população
O trânsito é pequeno
E não há perturbação
O lugar onde moro
Tem comércio e plantação
Tem povo humilde
Que tem bom coração
Tem igreja, tem mine-posto
Tem colégio escolar
Tem também boa merenda
Pra os alunos merendar
Tem água encanada
Pra no dia-a-dia usar
Lavar roupa e tomar banho
E para a casa limpar
Tenho colegas pra brincar
Assisto televisão
Mas não perco tempo
Na hora de estudar
O ambiente que vive diariamente
É um ambiente pobre
Mas é muito decente
Ambiente de paz
E de povo competente
Autor: Yara Mirley
6º Ano 2 – vespertino
Professora: Matildes
LUGAR ONDE VIVO - 3º Lugar da Escola Municipal José Inácio de Carvalho
Minha cidade tem igreja
Para rezar e orar
Lá onde os noivos podem beijar
Minha cidade é meu lugar
Minha cidade tem piscina
Onde se pode nadar
Mas tem que ter disciplina
Para não se afogar
Minha cidade tem presépio
Lá tem diversão
Atrás tem um colégio
Onde se aprende a lição
Minha escola é meu lar
Onde se pode sonhar
Aqui é meu lugar
Meu futuro vou organizar
A escassez da água
Não nos tira a esperança
De ver crescer a alegria
Na nossa antiga boa esperança.
Autor: Cecília Sthefany
5º Ano 1 – Matutino
Professor: Alcino Barbosa
via;E.M,J,I,C

Nenhum comentário:

Postar um comentário