PESQUISE AQUI TUDO QUE EXISTE NESSE BLOG

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Governo lança compromisso para que alunos sejam alfabetizados até os 8 anos.

No lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o governo federal, os estados e os municípios se comprometeram a cumprir a meta.


08 de Novembro de 2012 -  O governo federal anunciou o lançamento de um compromisso formal com estados e municípios para que todos os alunos de escolas públicas estejam alfabetizados até os oito anos de idade.
Não basta apenas saber ler e escrever. É preciso chegar ao fim do terceiro ano do Ensino Fundamental com o domínio do português e da matemática, saber interpretar textos, resolver as operações básicas: somar, dividir, multiplicar, subtrair...

Ao todo, 700 mil alunos da rede pública de ensino que estão prestes a concluir a alfabetização não têm essa capacidade; uma deficiência que pode comprometer o desempenho do aluno ao longo de toda a vida escolar.

No lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o governo federal, os estados e os municípios se comprometeram a cumprir a meta de alfabetizar da forma correta todos os alunos da rede pública até os 8 anos de idade.

O pacto prevê bolsas de estudo para a capacitação de 360 mil professores que, durante dois anos, farão cursos com ênfase em linguagem e matemática, e distribuição de mais de 37 milhões de livros didáticos e de literatura. As ações do pacto vão custar R$ 2,7 bilhões, e escolas que se destacarem serão premiadas.

Os alunos farão provas de avaliação. “Não é só avaliar as crianças. Ela avalia o nosso trabalho. O meu trabalho, o da presidente da República, o dos governadores de estado, dos prefeitos e também o trabalho das famílias. Porque nós sabemos que a alfabetização das crianças, a educação das crianças depende muito da participação do pai, da mãe, dos irmãos mais velhos. Isso é muito importante”, explica César Callegari, secretário-geral de Educação Básica.

A presidente Dilma Rousseff disse que o pacto vai diminuir as desigualdades:

“Nosso país só poderá se orgulhar de dar oportunidade a todos se nós aplicarmos esse pacto de uma forma sistemática e, eu diria, usaria uma palavra forte: obsessiva”, afirmou.

fonte:Idéias em mente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário