PESQUISE AQUI TUDO QUE EXISTE NESSE BLOG

sábado, 3 de março de 2012

Como você educa seu filho?

 A maioria dos pais deseja que seus filhos cresçam felizes, responsáveis e saudáveis, não é?
Mas, na prática, a educação é feita através de palavras e de atitudes muito concretas.
A maneira como educamos pode interferir de forma positiva ou negativa nas crianças.
Quando nos tornamos pais precisamos aprender uma série de coisas, que vão desde como dar banho no nenê até mesmo aprender como ensinar a amarrar o tênis.
São coisas que já fazemos naturalmente, mas precisamos aprender a maneira mais fácil ou correta para tornar o nosso trabalho de mãe e pai mais fácil.
Entretanto,  precisamos ter vontade e curiosidade para aprender como educar os nossos filhos para serem gente. Precisamos aprender como chamar a atenção dos pequenos e quais são as maneiras mais eficazes de ajudar a criança a crescer de forma saudável. Muitas vezes o filho é educado em um ambiente onde existe muito grito. Só falam com ele no tranco, aos berros. E pior é quando o grito vem acompanhado de “chacoalhões”, beliscão e empurrões. Até na hora de acordar, o coitado leva susto.
“Anda logo, acordo, vai chegar atrasado.
Cala a boca menino
.
Presta atenção, seu …..
Eu vou te arrebentar quando eu chegar em casa.
Eu te quebro a boca.
Ôh, seu lerdo! Anda logo ”
A gente até compreende que lidar com crianças o dia inteiro não é fácil, que alguns filhos dão mais trabalho que outros e  que às vezes, sai uma palavra mais agressiva ou até um berro pra ver se a turma acorda, mas ter esta conduta como postura padrão só prejudica o relacionamento familiar.
Não ensina nada. Não educa. Deseduca. (o filho não assimila o que é para ser feito)
Vira um mal exemplo que fica registrado no inconsciente da pessoa. Os anos passam, mas algumas lembranças vão permanecer para sempre. Outra situação muito comum é a mania de perseguição, é a educação persecutória. Esta atitude é reflexo dos medos que os pais sentem de não serem capazes de educar. Então, para tentar controlar este medo, algumas pessoas desenvolvem a crença de que é preciso vigiar a criança 25 horas por dia. Sempre suspeitam da criança. Acreditam que ela sempre estará fazendo alguma coisa errada. Alguns  pais precisam acreditar que eles serão os super-heróis que vão tirar os seus filhos do caminho perdido. E aí vem as frases proféticas ….
“Nossa, mas se eu não fizer, você só faz ….
Mas você não faz nada certo, heim?
Onde você estava?
Fala a verdade, seu mentiroso.
Nossa, mas você também, heim?
Se eu descobrir que você está mentindo, eu vou te matar de p….”
Com medo do futuro, os pais ficam tensos e angustiados e as crianças crescem inseguras, tímidas e nervosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário