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quarta-feira, 25 de abril de 2012

PAULO FREIRE: METODOLOGIA QUESTIONADA.

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I – Uma lei sancionada no último dia 16 pela presidente Dilma Rousseff declarou o educador Paulo Freire, morto em 1997, patrono da educação brasileira. A publicação foi feita no Diário Oficial da União. O educador e filósofo é considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica, seus métodos, contudo, são questionados por educadores modernos. Em artigo escrito para o City Journal (Clique aqui), o conceituado escritor Sol Stern faz severas críticas ao idealismo de Freire, tendo como foco um dos principais livros do festejado educador brasileiro, Pedagogia dos Oprimidos.
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II – “O livro não menciona nenhum dos assuntos que ocuparam a cabeça dos reformistas da educação durante o século XX: provas, padrões de ensino, currículo escolar, o papel dos pais na educação, como organizar as escolas, que matérias devem ser estudadas em cada série, qual a melhor maneira de treinar professores, o modo mais efetivo de educar crianças desfavorecidas em todos os níveis. Esse best-seller sobre educação é, ao contrário, um tratado político utópico que clama pelo fim da hegemonia do capitalismo e a criação de uma sociedade sem classes”, escreveu Stern.
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III – O professor Sol Stern alega que Freire nunca teve a mais leve intenção de que pedagogia seja algo que se refira ao dia-a-dia na sala de aula, como análise e pesquisa ou qualquer coisa que se leve a uma melhor produção acadêmica dos alunos. Na realidade, a obra de Freire trata de opressão, luta de classes, a destruição do capitalismo e a necessidade de uma revolução.
        fonte:O potyguar

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